Ritmos: lendo com naturalidade

180 propostas melódicas para a prática de padrões rítmicos, ordenados em complexidade crescente, aplicado ao pentacórdio. 42 páginas.
Descrição

Baixe alguns tópicos do livro aqui.

 

180 propostas melódicas para leitura rítmica.

RÍTMO talvez seja um dos elementos da música que mais exige um investimento contínuo e uma consciência da relação entre a organização rítmica da música com sua percepção e execução. Professores encontram os mais variados tipos de alunos, desde aqueles que precisam de muito treinamento até aqueles que apresentam um senso natural de ritmo. Sabe-se que quem executa com fluência, consegue sentir e ouvir o andamento, o ritmo e o pulso com pouco esforço intelectual.

Uma das formas de ajudar aquele que aprende é expô-lo ao estudo e à execução de padrões rítmicos, uma vez que, na maioria das vezes, a música está organizada metricamente. Esta prática deve ser instituída desde os primeiros anos de estudo de forma bem ordenada.

O pulso organiza a audição, a visão e a execução de uma partitura, ajuda a entender o fraseado e a arquitetura da peça. Por isso, recomenda-se trabalhar bem os valores inteiros (semibreve, mínima e semínima) até o professor observar no aluno a demonstração do domínio da percepção e da execução desses valores. Nessa fase, ele está apto para começar a aprender a primeira subdivisão, as colcheias. O processo de maturação da pulsação interior tem durações diversas, para diferentes faixas etárias.

Essa obra foi idealizada para adolescentes, jovens e adultos que estão cursando os primeiros anos de estudo de música. Este volume é constituído por 180 propostas melódicas, para a prática de padrões rítmicos, ordenados em complexidade crescente. Os exercícios devem ser executados em um andamento que garanta a melhor performance possível à primeira vista (consideram-se as três primeiras execuções como leitura à primeira vista). A seguir, recomenda-se que a pulsação seja acelerada até alcançar o valor escrito na partitura. O objetivo é o aluno tocar várias páginas em sequência.

Esse material ainda pode ser utilizado para treinamento de leitura à primeira vista para outros instrumentos, transposição (uma vez que a extensão das notas usadas é o pentacórdio) e prática de solfejo.

 

CONTEÚDOPag
Semínima / semibreve / mínima pontuada / fórmula 4/4 - Intervalo melódico de segunda / legato 07
Mínima pontuada / ligadura de prolongamento / Síncope / pausa da semínima 08
Pausa da mínima / ligadura de expressão / Outros intervalos melódicos 09
Staccato / intervalos harmônicos 10
Pausa da semibreve 11
Fórmula ¾ 12
Sustenido / sinal de acento 14
Bemol / fórmula 2/4 16
Colcheia 17
Pausa da colcheia 20
Semínima pontuada 22
Contratempo 23
Síncope / fórmula 2/2 / Fómula 6/8 24
Quiáltera de colcheias 27
Duas e três colcheias por pulsação / semicolcheia 28
Ritmos derivados das 4 semicolcheias 30
Fórmula 4/8; 32 - Fórmula 6/8 e semicolcheia 31
Fórmula 9/8; 34 - Fórmulas 6/4 e 6/16 33
Fórmulas 9/16 e 12/16 35
Fórmula 3/8 / quiáltera de semicolcheias / duplo ponto de aumento 36
Mais síncope 37
Quiáltera de semínimas 38
Pausa de semicolcheias / fórmula 3/2 39
Fórmulas 4/2 e 6/4 40
Polirritmia / alternância de fórmulas de compasso 41